quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OSCAR - Ele dirá: ‘Argo Fuck Yourself’

Se eleito melhor filme, Ben Affleck pronunciará o jargão de Argo com a boca cheia aos outros candidatos
O mundo está momentaneamente apaixonado por Ben Affleck -- mesmo sem ser o mocinho que surgiu nas telonas como par romântico de Liv Tyler --, e não é por menos. Affleck conseguiu com “Argo”, filme em que é diretor e foi indicado a sete Oscars, provar que tem credibilidade para estar entre os grandes.
No longa, o Irã está em ebulição em 1979, com Khomeini chegando ao poder. Protestos contra americanos em Teerã são comuns, já que o país deu asilo político ao antigo governante.
A embaixada dos EUA acaba invadida e seis diplomatas americanos conseguem escapar, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. A melhor opção para resgatá-los é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), que sugere a produção de um falso filme no Irã para que os diplomatas consigam fugir como parte da equipe. O nome do filme? Argo. E este é, sem dúvida, um dos melhores filmes dessa ‘safra’.
Logo nos primeiros minutos, o espectador se prende à trama e não consegue se desvencilhar. “Argo” é uma perfeita reconstrução da década de 1970 desde o ritmo do filme, que segue um estilo clássico, sem influência pop, até nos detalhes da direção de arte.
Experiência.Com um Ben Affleck amadurecido que poderia dar a si o papel de herói supremo da história, mas que prefere se conter em um personagem importante, que é mais responsável por tecer a continuidade do que pela emoção, o diretor encontrou em “Argo” a melhor execução de sua carreira até o momento.
Ao fazer um filme político que escolhe mostrar o lado estadunidense, mas não esquece de reforçar as intervenções americanas no Irã, Affleck provou não ter medo de encarar o governo e se apropriou de uma história real para mostrar sua paixão pela indústria cinematográfica e refletir essa paixão em uma obra-prima de ação, suspense e comédia -- o que, diga-se de passagem, não é algo fácil de equilibrar.
Há ainda o melhor do estilo ‘filme dentro do filme’ e, para completar, Affleck presenteia o espectador com uma desesperada cena final, digna de clássico dramático com a mesma sensação de tirar o fôlego do carrinho de bebê na escadaria de “Os Intocáveis” (1987).
Argo”, com um conjunto marcante, mas sem destaques isolados, é favorito na categoria Melhor Filme e, talvez, Roteiro Adaptado.
Ficha
Argo
EUA, 2012
Diretor: Ben Affleck
Indicações: 7 Oscars
Avaliação: Excelente Forte candidato aos prêmios de Melhor Filme e Roteiro Adaptado
Trailer Aqui.

Nenhum comentário: